Quem somos

Uma casa de publicações editoriais. Editamos e publicamos livros-reportagem e acadêmicos. Deixamos a disposição dos autores assessoria editorial, livraria para divulgação e comercialização de livros impressos e digitais (eBook) e publicamos parte dos livros (capítulos) em nossa revista digital.

Todo e qualquer serviço, gratuito ou remunerado são discutidos e combinados com o autor, sendo a transparência a base da nossa parceria.

Editoria

Conselho editorial

Nossa história

Somos uma editora jovem, concebida no final de 2014. Nascemos de conversas durante uma orientação de conclusão do curso de graduação em jornalismo. Queríamos apresentar como TCC um livro-reportagem impresso, o que é bem comum nos cursos de jornalismo. Consultamos algumas editoras para saber como era o processo editorial, os custos que envolviam a produção, publicação e impressão.

Esbarramos em um pequeno problema: as editoras que fazem pequenas tiragens propõem alguns modelos prontos de capa e miolo, com formatos de imagens pré-definidas e dentro de padrões que outros autores já usaram, isto é, não era um serviço personalizado.

O que queríamos era que todos os elementos do livro comunicassem o conteúdo. Era uma reportagem com textos, ilustrações, fontes tipográficas, tabelas e mapas que se completavam e faziam parte da mesma narrativa.

Pensamos em contratar um designer experiente. Consultamos alguns, mas os custos eram bem acima do que poderíamos pagar, claro, éramos estudantes em término de curso, o dinheiro já havia se esvaído com a compra de uma centena de livros e impressões (comprar livro é viciante).

Partimos para o DIY (do inglês “faça você mesmo”) e mergulhamos nos processos editoriais e não conseguimos sair mais. Escrevemos uns 144.000 caracteres, editamos mais de 100 imagens (vetorizamos a maioria), montamos gráficos, escolhemos tipo de papel para a capa e miolo do livro. Descobrimos o que era colofão, ficha catalográfica, ISBN e sem se esquecer da companheira normas da ABNT.

Conseguimos. Publicamos o livro, mas independente, sem editora. Se diz “Edição dos autores”. Nos formamos.

Desse primeiro livro fizemos a impressão de 50 exemplares, que se esgotaram rapidamente. Desses exemplares outros autores perguntaram onde e como produzimos o nosso livro. E chegamos até aqui.

Toda essa história é para dizer que a EDITORA CASA FLUTUANTE tem como objetivo principal produzir livros personalizados, com a identidade e assinatura da narrativa visual e textual do seu autor.

“O bem mais precioso de um jornalista é a sua reputação.” Israel Dias de Oliveira