Os sertões

R$65,00

Narrativa épica-dramática e ensaio literário-científico, Os sertões (1902), de Euclides da Cunha, entrelaça explicação científica e denúncia social. Valendo-se de geologia, botânica e etnografia, entre tantos outros saberes, Euclides descreve o “martírio da terra” nas secas devastadoras, a labiríntica paisagem das caatingas espinhentas, a escassez material e a aguerrida existência do sertanejo.
Na parte final de seu livro, narra a guerra de Canudos e condena o genocídio perpetuado pelas tropas do exército contra a comunidade religiosa sertaneja. Ao fazê-lo, expõe as fraturas e discrepâncias do Brasil republicano. Sua busca por uma nacionalidade “autêntica” que não fosse resultante de uma “civilização de empréstimo” foi tensionada por contradições. Em Euclides, convivem tanto as crenças cientificistas europeias de sua época baseadas no evolucionismo, na superioridade racial e na marcha inexorável do progresso, quanto seu intenso desejo por uma pátria mais igualitária, moderna, justa e apreciadora das especificidades brasileiras.
Fervoroso adepto da causa republicana, Euclides é enviado para Canudos como correspondente de guerra do jornal O Estado de S. Paulo. Chega a Monte Santo, quartel-general das tropas republicanas em 4 de setembro de 1897. Três semanas depois, em 3 de outubro, dois dias antes da derrocada de Canudos, regressa.
Republicano idealista, vê sua crença abalada com os atos de barbárie cometidos em Canudos contra uma população desvalida. A saga de Canudos que termina em sangue e fogo foi salva do esquecimento por sua escrita.

Texto da exposição:
Euclides da Cunha
Os sertões – Testemunho e apocalipse
Exposição da Biblioteca Nacional – Domínio Público

Autor: Euclides da Cunha

Disponível nos marketplaces:

Descrição

Título: Os sertões : campanha de Canudos
Dois formato: Impresso 16x23cm
Quantidade de páginas:  452
Tipografia textos: Minion Pro
Tipografia títulos: Kingthings Trypewriter 2
Capa e diagramação: Icaro Pio e Israel Dideoli
Ano de publicação: 2022
ISBN: 978-65-88595-23-7
Editora: Casa Flutuante
Série: Origens do livro-reportagem
Autor: Euclides da Cunha

Informação adicional

Dimensões 16 × 23 cm
Dados do livro

Formato: Impresso 16x23cm, Papel pólen 80g, Laminação Fosca

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Os sertões”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode gostar de…